A importância da assessoria contábil na mudança do e-social

A assessoria contábil será fundamental à sua empresa após as mudanças estruturais do e-social, nos setores trabalhistas e de RH

O Governo Federal apresentou as principais alterações do e-social, programa que unifica órgãos tributários como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal, que acarretarão em adaptações à sua empresa, principalmente nos setores trabalhistas e de RH. Essas mudanças trarão uma importância maior ao serviço de assessoria contábil à sua empresa. O que no primeiro semestre valia para empresas de maior porte com balanço financeiro de até 78 milhões/ano, agora valerá também a empresas de pequeno e médio porte, inclusive os MEIs (microempreendedores individual).

Dados para auxiliar a assessoria contábil

Até agosto de 2018, mais de 1 milhão de empresas aderiram a nova modalidade do e-social, segundo informações disponibilizadas pelo Governo Federal. A assessoria contábil, por meio desses dados fornecidos, norteará as ações da sua empresa na medida do que precisa ser mudado. Isso porque, por mais que o número de pronta adesão das empresas ao e-social seja importante, isso não significa que essa mudança seja tranquila.

Se adaptar as novas regras, principalmente no que se diz respeito aos recursos humanos e trabalhistas, têm sido os mais complexos dos processos de mudanças do e-social. Para que a empresa não venha sofrer tanto com esse “momento sombrio” e, ainda mais, possa se adaptar no compasso do processo de trabalho, a assessoria contábil é fundamental.

A importância da assessoria contábil nas mudanças

Com base nas mudanças do e-social, foi feito um grande investimento tecnológico nos departamentos relacionados a Receita Federal, com dados agregados às informações trabalhistas de todos os CNPJs. Com isso, a assessoria contábil, precisará preparar bem a empresa à avalanche de fiscalizações e supervisões nas questões humanas do processo empresarial. Todas essas informações trabalhistas estarão ligadas em um sistema de informação centralizado ao e-social. Esse processo de modernização da Receita Federal chama-se Confirp Digital.

A parte prática da assessoria contábil

Diferentemente do que muitos acham, as principais reclamações dos empresários que têm utilizado a nova plataforma do e-social não é devido a automatização do sistemas. É claro que houve reclamações, mas em uma esfera muito menor do que a principal reclamação, que é o fluxo de trabalho para profissionais do departamento pessoal e, também, de recursos humanos, os tradicionalmente conhecidos como RH. Segundo as criticas destes empresários, a nova fase do e-social impõe grandes diferentes para os profissionais atrelados ao fator humano, que é a adequação aos tais sistemas de informação do e-social, trazendo uma grande responsabilidade de adaptação aos RHs e afins.

O papel da assessoria contábil é adequar os serviços de RH e fatores humanos a nova onda do e-social, dinamizando os novos processos da melhor forma possível. Dados da assessoria contábil estruturarão cada vez mais essas mudanças, sendo um tiro certeiro a sua empresa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email