3 dicas valiosas para sua loja vender muito

As lojas preparam-se para o aumento do fluxo de clientes e, consequentemente, das suas vendas. E, para que esse seja um período prazeroso para quem está nas lojas, sejam clientes ou colaboradores, muitos líderes antecipam ações pontuais para prevenir riscos e contratempos. O checklist é extenso, mas vamos nos atentar a três ações simples que impactam diretamente na produtividade das lojas, mas que são percebidas apenas quando o movimento aumenta.
É natural que depois da correria, lojistas atentos à melhoria contínua dos seus negócios parem e avaliem como foi o período e analisem, além dos indicadores financeiros, os pontos que podem melhorar na operação das lojas. Um olhar mais crítico para processos, pessoas e tecnologias, é capaz de identificar o que de fato contribuiu e o que pode ser melhorado em períodos como o Natal. Portanto, não espere chegar o Natal de 2020 e faça agora mesmo uma autoavaliação, partindo dessas três perguntas:
1. Estoque
O meu estoque está bem organizado? Além de ganhar tempo na operação, manter o estoque em dia faz com que as informações do seu sistema de gestão sejam confiáveis, assim é possível visualizar quantos e quais produtos tem a oferecer aos clientes. Duas coisas acontecem a curto prazo quando melhoramos a organização do estoque: o time de vendas passa a ganhar tempo para fazer o que mais importa, que é vender, e, também, a ser mais assertivo no atendimento, entregando rapidamente o que o cliente solicitou. A equipe de gestão, por sua vez, terá dados confiáveis no sistema para definir estratégias, promover liquidações sem prejuízos, fazer reposições e planejar as compras.
2. Promoções
Como são as promoções da minha loja? No próximo feriado, as pessoas estarão em busca do presente perfeito e serão guiadas também por promoções. É claro, essa não é a melhor estratégia de vendas para o período, mas, caso seja adotada, é fundamental definir as condições mais adequadas com base nos objetivos de markup dos produtos e na disponibilidade do estoque. Vale lembrar que para evitar surpresas na finalização da venda no caixa, os valores dos produtos precisam estar corretos. Use os recursos do seu software de gestão para facilitar o trabalho!
Historicamente, as liquidações acontecem após o Natal e avaliar o desempenho das promoções vai ajudar com o planejamento e a identificação da real necessidade de adotar a famosa “queima de estoque” em janeiro.
3. Tecnologias
As tecnologias da minha loja comportam um aumento expressivo de vendas? Computadores, internet, impressoras, equipamentos e celulares com as soluções mobile são a base para o funcionamento perfeito das lojas. Ultimamente ninguém quer esperar, portanto evite desgastes desnecessários. Convide seu técnico para ir até a loja com antecedência e faça um checklist dos equipamentos, que são indispensáveis para as vendas.
Lembre-se que as vendas nesse período precisam ser muito rápidas. E que a infraestrutura técnica da sua loja tem forte influência para o bom funcionamento dos caixas e fluxo das vendas. O tempo do seu cliente é valioso e ele quer dedicar esse tempo para escolher os melhores produtos que você tem a oferecer. Aproveite!
Dica extra: Para facilitar o embrulho de presentes, escolha padrões de embalagens e deixe tudo organizado para não prejudicar a experiência de compras dos clientes. O ideal é reservar um espaço e um responsável para essa atividade, enquanto a equipe de vendas continua focada e inteiramente à disposição para ajudar os clientes.
Fonte: https://administradores.com.br

Contato

(61) 3351-9140 (61) 3352-4647 ascondf@gmail.com CSB 02, Lote 08, Loja 04 – Taguatinga – DF – CEP 72015-525