Gestão contábil: os lados bons e ruins do crescimento da sua empresa

A importância da gestão contábil no equilíbrio do ponto de convergência entre os benefícios e os riscos no crescimento da sua empresa

Não importa o ramo ou o segmento do empresário, todos eles almejam o crescimento das suas empresas, e com razão. O problema não é crescer, mas, sim, como dará esse crescimento, o que não é como um passe de mágico, mas exige todo uma estratégia e muita transpiração.

Por possuir pontos positivos e negativos, a gestão contábil é importante por organizar e contextualizar as estratégias para que a empresa venha crescer.

Justamente por isso, esse artigo foi feito. Empresários podem arcar com riscos, mas precisam saber necessariamente como arcá-los.

Maiores riscos

Toda a sua empresa precisa entender que crescimento é um desafio e exige integralmente à sua empresa. Os seus funcionários precisam entender essas exigências. Juntamente com a gestão contábil, a sua empresa pode se resguardar de riscos como:

Falta de foco

Quando você monta a sua empresa, ela tem um determinado foco e rumo a seguir. Mas com o tempo a maré vai levando, aos poucos, a sua empresa para outros locais. Isso é normal, ossos do crescimento. Mas, ao detectar, cabe a você saber se vai seguir as raízes da sua empresa ou se vai surfar conforme as novas ondas.

O universo empresarial solta diversas visões em inúmeros segmentos, dando o livre arbítrio para que você faça o que os moldes da sua empresa pedir e, assim desenvolva a sua identidade empresarial.

Perda

De dois fatores fundamentais: fôlego e recursos financeiros. Olha que é difícil saber qual dos dois é mais importante para gestão contábil de uma empresa. Claro que, quando o capital fica escasso, tudo fica escasso, inclusive o fôlego. Mas trabalhar com capital, mas sem fôlego, também é algo extremamente difícil.

Especificamente quando falamos de capital, a organização na gestão contábil é fator preponderante. Primeiramente porque no Brasil o empresário sofre muito com fatores tributários, o que torna muito difícil. Para que a empresa sobreviva com lucro líquido e capital de giro é algo extremamente difícil. Mas é importante que a sua empresa não entre em empréstimos, compensações financeiras ou questões do tipo, que a faça se enrolar. Você que é empresário, desconfie de facilidades extremas.

Por fim, elabore orçamentos e crie formas de agregar a sua equipe para que ela se sinta confiante e motivada, dando um gás ao seu fôlego.

A falta de motivação e a questão financeira são totais fatores a ser trabalhados pela gestão contábil para que a empresa funcione como um todo.

Benefícios x riscos

Desafios existem em todas as esferas da vida, não só num âmbito empresarial. Na balança, é claro que os riscos saltarão aos olhos do empresário mais fortemente do que os benefícios, mas no final do processo, quando vemos os resultados, aos poucos, na empresa, o sinal de que tudo valeu a pena é incrível.

Mas para que todos os benefícios, quando colocados na balança, pagarem os riscos é importante que você e a sua empresa entrem na batalha confiantes e a gestão contábil, por meio de toda estrutura, é fator forte nos bastidores para que, organizada, a empresa venha ter muito sucesso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email